Abertura da II Jornada Pedagógica 2017 de Uauá recebe pesquisadoras da Colômbia e Venezuela

Os professores da rede municipal de Uauá  estiveram reunidos nesta quarta-feira (20) na abertura da II Jornada Pedagógica 2017, com o tema “Educação com o pé no chão do Sertão”. O encontro realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, aconteceu no auditório do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, e teve como destaque o projeto “Ciclo de Diálogos Acadêmicos: educação, tecnologia e conhecimento, intercambiando saberes com a Colômbia e a Venezuela”.

O Ciclo de Diálogos contou com a presença das pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA/FACED, Julieth Carolina Castro Morales e Yaimar Montoya Gonzáles, que desenvolvem pesquisas de mestrado sobre o tema da cultura digital em seus países. O objetivo da atividade foi provocar o debate sobre os horizontes da relação entre educação, tecnologias e conhecimento, tendo como base do diálogo o contexto da Colômbia e Venezuela.

A venezuelana Yamar Montoya (esquerda) e a colombiana Julieth Carolina (direita).

A venezuelana Yaimar Montoya parabenizou a Secretaria de Educação pela organização do evento e fez elogios ao prefeito Lindomar Dantas pela iniciativa. “Achei muito bonita a participação aqui, a vontade de fazer uma coisa diferente, de fazer o diálogo entre os professores. É preciso muito este diálogo para compartilhar conhecimento, para fazer rede de conhecimento. Então parabenizei o prefeito pela iniciativa, aos professores pela organização, por fazer algo diferente, por também voltar o olhar para a América Latina e um olhar para as pesquisas que estão fazendo agora ou que vão ser feitas pelos professores da rede municipal. Foi muito proveitoso”, destacou Yaimar.

Além de Uauá, as pesquisadoras também participaram de encontros nas cidades de Juazeiro-BA e Senhor do Bonfim-BA, em uma realização e parceria entre a Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação de Senhor do Bonfim (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial-NEDET e Universidade para Todos-UPT); Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro (Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos-PPGESA), o IF Baiano de Senhor do Bonfim, a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF Campus Senhor do Bonfim (curso Geografia) e a Prefeitura de Uauá, através da Secretaria de Educação.

A Jornada Pedagógica de Uauá ainda contará com outros encontros nos dias 29 de setembro tendo como público alvo os professores do Ensino Fundamental II e EJA, e no dia 06 de outubro para os professores do Ensino Fundamental I, Educação Infantil e Educação Especial.