Desafios da segurança alimentar

No dia 02 de Maio o presidente do CONSEA-Ba, José Moacir, esteve em audiência com o prefeito do município de Uauá, Lindomar Dantas, que teve a participação do representante do COMSEA, Sr. Benedito, discutindo a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN).

Foi apresentado a necessidade do município ter um diagnóstico de Segurança Alimentar Municipal (SAM) e estabelecer estratégias para redução ou erradicação da fome, pois foi apresentado um índice com 30% da população em extrema pobreza e em insegurança alimentar, por desnutrição devido a falta de alimentos, ou obesidade e sobrepeso por falta de uma alimentação adequada e saudável. A partir disso, a prefeitura compromete a criar e executar o PLAMSAN, transforando Uauá um dos cinco municípios da Bahia a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar. Interessado sobre a questão alimentar o prefeito pactua a criação da Câmara Intersetorial de SAM composta por secretários do município.

O CONSEA Estadual está monitorando novos gestores municipais a aderirem ao SISAN e implementar o PLAMSAN. No Território Sertão do São Francisco o CONSEA está dialogando com os municípios de Juazeiro, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado e Uauá que se mostraram interessados em elaborar Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.