Prefeitura de Uauá e Polícia Militar realizam formatura da primeira turma do Proerd-2017

Mais de 180 crianças, de três escolas do município de Uauá, participaram da formatura da primeira turma de 2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A solenidade do projeto que é realizado pela 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em parceria com a administração municipal, foi realizada nesta quarta-feira (23), no serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI). Os estudantes são das escolas Maria José Menezes, Pedro Batista Ribeiro e Recanto da Criança.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre a Policia Militar, poder público, escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência.  O Coordenador do programa na região, o major José Roberto, explicou que o maior problema do tráfico para a sociedade tem sido o consumo. Diante disso, o programa é um modelo de ação que busca minimizar as ocorrências envolvendo o tráfico, conscientizando o cidadão já na origem, quando criança.

Durante a solenidade, o major destacou o apoio da prefeitura para o êxito do projeto. “Apresentamos o programa para a administração e de pronto foi aceito pela professora Jussara, que encaminhou ao prefeito Lindomar, que juntos viram a importância do projeto e nos deram todo o apoio. A gente só tem a agradecer a liderança municipal, todos os diretores de escola, as famílias e aos pais que confiaram os seus filhos aos nossos cuidados”, concluiu.

O prefeito Lindomar Dantas, o vice-prefeito, João Alves e a Secretaria de Educação, Jussara Dantas, participaram da solenidade. Lindomar fez literalmente a alegria das crianças. Elas cantaram, brincaram e fizeram aquela festa ao lado do prefeito. O chefe do executivo não conseguiu esconder a enorme felicidade de estar junto com a garotada. “A gente fica muito feliz de Uauá está realizando este ato simbólico de formatura de um período de capacitação das crianças, de temas estratégicos, especialmente no ponto de vista na formação do cidadão. Estamos felizes por saber que esta parceria deu muito certo com a PM, tanto no policiamento ostensivo como também nas atividades de base, de formação de valores. E hoje é um dia bonito que reencontramos a criançada. Está com eles, poder cantar e viver isso aqui é poder recuperar este fôlego para nos fortalecer neste trabalho na formação de novos caminhos para a gente poder conseguir ajudar a nossa terra”, destacou.

Ascom-PMU