Uauá realiza VII Conferência Municipal da Assistência Social.

A prefeitura de Uauá, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, e o Conselho Municipal da Assistência Social, realizaram nos dias 17 e 18 de agosto, a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Antigo –PETI) e teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

A programação da conferência contou com debates, trabalhos em grupos e apresentações culturais. Segundo a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eva Oliveira, o evento é um espaço onde autoridades, população, governo e entidades dialogam e fazem propostas sobre como fortalecer a assistência social. “Neste evento a comunidade se reúne para discutir os interesses. É o momento em que discutimos juntos com o governo, para trabalharmos juntos. Então, a conferência consiste em avaliar metas e ações diretamente voltadas para o cumprimento de uma política na qual depende da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis da sociedade, colocadas nas condições mais extremas de risco pessoal e social, explicou Eva.

Durante a conferência, os trabalhos foram divididos em 4 eixos-temáticos sendo eles: a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; acesso  às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassitenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

O prefeito Lindomar Dantas participou da abertura da conferência.(Foto:Ascom-PMU)

A Secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Pedrina Mendes, destacou o compromisso do governo municipal com o desenvolvimento de ações que possam contribuir para o revigoramento da assistência social. “O prefeito Lindomar Dantas tem um olhar bem cuidadoso com as pessoas que realmente mais precisam da assistência. O protagonista do evento é o Conselho Municipal, mas a administração, através da secretaria, procurou contribuir de todas as formas para que a conferência fosse este grande sucesso”, afirmou.