Lançamento oficial do São João de Uauá 2017

Lançamento oficial do São João de Uauá 2017

Na sexta-feira (09), a Prefeitura Municipal, em ação articulada com a Coordenação de Cultura, promoveu o evento de lançamento oficial do São João de Uauá 2017. A cerimônia que aconteceu na sede da Prefeitura, contou com a presença de artistas locais e convidados.

O evento foi transmitido em tempo real através da plataforma de streaming, na página institucional da Prefeitura no Facebook. Na ocasião, o Prefeito Lindomar De Abreu Dantas anunciou a vasta programação cultural e musical do festejo, que vai acontecer do dia 15 ao dia 24 de junho. Serão dez dias de festa, além do São João nas comunidades, que vai ocorrer em oito dias, e teve início desde o mês de maio.

Em seu pronunciamento Lindomar pontuou que esse ano a Gestão preparou um São João dentro da realidade financeira do Município, de modo que a realização do festejo não comprometerá o bom andamento da Administração Municipal. “Nós tivemos o cuidado de organizar um evento à altura daquilo que o povo de Uauá merece, com responsabilidade na gerência dos recursos públicos disponíveis, buscando preservar a nossa tradição cultural, o simbolismo religioso do festejo que leva o nome do nosso Padroeiro São João Batista”, pontua o prefeito, acrescentando, “desde que assumimos a gestão do município, nos preocupamos muito em permitir que essa cultura própria, da manifestação popular, ela significasse pra gente também uma oportunidade de resgate daquelas coisas mais singelas do dia-a-dia do sertão, do dia-a-dia da nossa cultura aqui”, arrematou.

Com o tema: “Cultura e tradição: Viva as Mulheres do Sertão”, esse ano ano a Gestão Municipal decidiu enaltecer e homenagear as mulheres do nosso sertão. Elas que com força e coragem, resistindo às imposições históricas de uma sociedade patriarcal e excludente, em suas lutas diárias, com sua arte, com sua vasta e riquíssima existência, transformaram o espaço onde vivem os lugares por onde passaram e são fonte inspiradora da nossa Cultura. “A gente viu na figura das mulheres, uma coisa que muitas vezes passa despercebida, mas é de onde se concebe toda uma noção, uma visão diferenciada da realidade, do trato, das relações, e que isso poderia ser uma entrada, uma chave de leitura da tradição cultural do nosso município, e a gente então fez essa ideia, juntou a essa ideia: São João e Tradição, Viva as Mulheres do Sertão”, explicou o Prefeito.

A novidade esse ano ficou por conta do anunciado Festival Gastronômico, realizado de forma inédita em Uauá. A proposta é explorar ainda mais as potencialidades do semiárido e as riquezas gastronômicas de nossa cidade, conhecida nacionalmente como a capital do bode, rica por sua história, cultura e possuidora de uma culinária diversificada. O festival, que acontecerá do dia 20 até o dia 25, propiciará aos turistas a oportunidade de se deliciarem com receitas antigas aprimoradas, com toques de requinte e sofisticação. Um conjunto de sensações, saberes tradicionais e sabores que se traduzem em experiências únicas ao paladar, que somente Uauá proporciona.

Dividido em dois circuitos, um na Concha Acústica, com festas de apelo comercial, e um circuito um pouco mais intimista, num espaço defronte a igreja matriz, com artistas do povo, mais cultural, esse promete ser o melhor São João da história de Uauá.

#VemVerSãoJoão #CulturaETradiçãoVivaAsMulheresDoSertão

A programação completa do São João 2017, você confere abaixo:

Circuito Igreja Matriz

15/06 Humildes
5h. Alvorada
12h. Passeata
19h30min. Novena
21h Entrega de Ramos
22h Sérgio do Forró

16/06 Comerciantes
5h. Alvorada
12h. Passeata
19h30min. Novena
21h Entrega de Ramos
22h Bosco do Realejo

17/06 Artistas e Comunicadores
5h. Alvorada
12h. Passeata
19h30min. Novena
21h Entrega de ramos
22h Arraial Alto do Conselheiro

18/06 Comunidades Rurais, Cetep, Coopercuc e Sindicatos
5h. Alvorada
12h. Passeata
19h30min. Novena
21h Entrega de Ramos
22h João Sereno

19/06 Jovens
5h. Alvorada
12h. Passeata
19h30min. Novena
21h Entrega de Ramos
22h Thailan

20/06 Casais e CESB
5h. Alvorada
12h. Passeata
19h30min. Novena
21h Entrega de Ramos
22h

Circuito Concha Acústica

21 de junho: Andreia Varjão, Targino Gondim, Rennan Mendes Forró dos Plays e Débora e Lulu.

22 de junho: Flávio Leandro, Silvânia e Paulinha, André Mendes, Roberto Dantas.

23 de junho: Ana Paula Nogueira, Os Gonzagas, Nilton Freitas, Desejo de Mulher.

24 de junho: Mala 100 Alça, Tinho do Acordeom, A Favorita do Brasil e Zezinho da Ema, Cláudio Barris.