Prefeitura de Uauá adere movimento Pró-Município e fecha as portas nesta quinta-feira(26)

Em adesão ao Movimento Pró-Município, liderado pela União dos Municípios (UPB), a Prefeitura de Uauá vai fechar as portas nesta quinta-feira (26), mantendo apenas serviços internos. A medida faz parte de um importante protesto que conta com o apoio dos prefeitos da Bahia, presidentes de associações e consórcios públicos municipais de diversas regiões.  A paralisação acontece no mesmo dia da marcha em direção à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), saindo da UPB às 8h.

O objetivo da campanha é chamar a atenção do Legislativo Estadual e Federal para a situação financeira dos Municípios e sua gestão fiscal, mais precisamente quanto: a necessidade de reajuste dos repasses dos programas federais; a necessidade de retirada dos programas federais do cômputo dos gastos com pessoais; o gravíssimo corte de quase 100% no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para 2018 que representará uma redução drástica das políticas sociais distributivas e protetivas, comprometendo a manutenção de serviços importantes como CREAS, CRAS, Bolsa Família, etc.; a ínfima projeção de aumento do FPM para o ano de 2018, tão somente no importe de 3.95%;

A pauta também aponta a necessidade de edição de Medida Provisória para garantir aos municípios brasileiros, auxílio financeiro no aporte de R$4 bilhões, a fim de possibilitar que as administrações municipais fechem as contas do ano de 2017, e ainda, a necessidade de edição de pagamento das parcelas de relativas aos royalties devidos pelo Estado da Bahia e correção dos valores dos transportes escolar.