Prefeitura de Uauá solicita da Embasa esclarecimentos e soluções para o problema de abastecimento de água no município.

Prefeitura solicita informações e solução para o problema no fornecimento de água. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Uauá enviou à gerencia local da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), um pedido de informações e solução para a contínua interrupção no abastecimento de água no município.  O documento foi enviado no dia 18, e destaca a urgência de uma medida eficaz para solucionar este problema no serviço que há muito tempo já não atende às demandas da população.

O governo também solicitou que sejam apresentados dados técnicos sobre o fornecimento de água, como o volume de água dispensado para comunidade, o quantitativo populacional atendido com o serviço ofertado pela concessionária, a metodologia e critérios utilizados no processo de abastecimento, declinando a existência ou não de um cronograma de abastecimento, e se existe um plano de contingenciamento elaborado para o enfrentamento do problema.

Confira o conteúdo do documento na integra:

Prezados senhores,

Cumprimentando-o cordialmente, vimos, por intermédio do presente expediente, concitar Vossa Senhoria a promover junto ao Poder Público Municipal um amplo debate com a sociedade, ora, usuários dos serviços prestados por esta concessionária pública, sobre o processo de abastecimento de água no município.

É urgente construirmos, em comunhão de esforços, uma pronta e enérgica solução ao persistente problema de interrupção no fornecimento de água, de responsabilidade da EMBASA, que infelizmente há muito tempo já não consegue atender de forma plena às demandas da população.

Sabemos que por tratar-se de um serviço essencial, portanto, de natureza contínua e ininterrupta, o abastecimento regular de água impõe-se impassível de qualquer sobrestação, entretanto, não é o que vem acontecendo em Uauá. Assim, resta imprescindível que a EMBASA apresente a comunidade uma resposta eficaz a esse impasse.

Na oportunidade, solicitamos bem ainda os bons ofícios de Vossa Senhoria no sentido de que sejam prestadas a Administração Municipal informações técnicas a despeito do fornecimento de água em Uauá, a saber: a. o volume de água dispensado para comunidade; b. o quantitativo populacional atendido com o serviço ofertado por esta concessionária; c. a metodologia e critérios utilizados pela EMBASA no processo de abastecimento de água, declinando a existência ou não de um cronograma de abastecimento; d. caso o problema no fornecimento regular da água seja técnico, apontar quais alternativas temos para superá-lo; e. apresentar, se existente, o plano de contingenciamento elaborado pela Empresa para enfrentamento da patente crise hídrica no município.

Sendo o que se apresenta, aguardamos de Vossas Senhorias o apoio e tempestivo atendimento da solicitação vindicada e por fim, colhemos do ensejo para reiterar nossos protestos de elevada estima e consideração.