Horta comunitária do bairro das Populares recebe instalação de poço artesiano

O projeto da horta comunitária no Bairro das Populares deu mais um grande passo para a sua reativação. Na última semana, a Prefeitura de Uauá, através de mais uma ação da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, junto ao Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs), realizou a instalação de um poço artesiano que será usado para a irrigação das hortaliças. O poço tem a vazão de aproximadamente 4 mil litros de água por hora.

A administração municipal tem dado toda a estrutura e suporte técnico como os estudos, preparo do solo, cercamento da área, instalação do poço e outros processos necessários para dar plenas condições de atuação das 26 famílias que serão beneficiadas. O projeto de geração de emprego e renda será desenvolvido em uma área de 7 mil metros quadrados, divididos em 26 lotes.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro das Populares, Marcos Loiola, o projeto foi interrompido há quatro anos justamente por problema de falta de água. Ele destaca que agora, com o poço artesiano instalado e com a prefeitura dando o suporte, o projeto voltará à ativa com força máxima. Segundo o presidente, a expectativa é que a produção já tenha início neste mês de outubro.

“Graças a Deus, a nova gestão e ao apoio do prefeito Lindomar Dantas e do secretário de Agricultura, João Bosco, estamos fazendo a horta como deveria ser, da forma correta. Foi aberto um poço através do Dnocs, foi feita a análise da água e está pronta para a irrigação. É uma alegria enorme dos sócios, da população do Bairro, pois é um projeto que vai alavancar o próprio bairro, trazer emprego, renda, progresso e vai melhor a qualidade de vida do nosso povo. Só temos a agradecer especialmente a sensibilidade do prefeito em ajudar um projeto desse de extrema importância para todos”, agradeceu.

Além da prefeitura, o projeto também contará com a parceria da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).